23 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Barra Velha tem alvo em operação da Polícia Federal que investiga lavagem de dinheiro do tráfico

Ouça a Matéria

A Polícia Federal do Paraná deflagou na manhã desta quarta-feira, 6, operação em que investiga organização criminosa voltada a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Um total de 33 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 17 cidades do Paraná, Ceará em Santa Catarina – incluindo Barra Velha. A operação foi batizada por Follow The Money (siga o dinheiro).

No Paraná, os mandados foram cumpridos em Curitiba (uma prisão), Tijucas do Sul, Campina Grande do Sul, Matinhos, Pinhais, Fazenda Rio grande, Santo Antônio do Sudoeste, Londrina, Loanda, Piraquara e Pontal do Sul. Em Santa Catarina, em Balneário Camboriú (uma prisão), Itajaí, Dionisio Cerqueira, Barra Velha e Itapoa. No Ceará, em Barroquinha.

Quantia localizada na residência de um dos investigados – Foto PF

Os indícios são de que a organização criminosa investigada utilizava diversas estratégias para dissimular a origem do dinheiro, como negócios simulados com imóveis, veículos, transportes e na área de óleos e lubrificantes. A investigação que culminou na operação de hoje foi embasada por análises financeiras e patrimoniais dos investigados que abrangeram quase 500 contas bancárias que movimentaram mais de R$ 2 bilhões entre créditos e débitos nos últimos anos.

De imediato na Operação, houve o bloqueio judicial de mais de uma centena de bens dos investigados, tais como contas bancárias, imóveis urbanos e rurais, veículos de luxo, caminhões e maquinários agrícola. Mais de R$ 100 mil em espécie também foram localizados.

A Operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal no Estado do Paraná deflagrou, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina. Foram empregados aproximadamente 200 policiais federais e 20 auditores da Receita Federal.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você