17 C
Piçarras
domingo 6 de julho de 2025

Seguem as buscas por corpo de menino piçarrense que se afogou em Garopaba; Vakinha é criada para auxiliar

Ouça a Matéria

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua nas buscas pelo corpo do pequeno Davi Manoel dos Santos (8 anos), morador de Balneário Piçarras, e que no último sábado, 7, se afogou na Praia do Ouvidor, em Garopaba. Para auxiliar nos gastos da família e fortalecer as buscas, uma Vakinha foi criada.

CLIQUE AQUI PARA AJUDAR

Segundo relatos da ocorrência, Davi acabou sendo arrastado por uma correnteza e seu irmão, de 13 anos, tentou salvá-lo. Os dois acabaram sendo levados pela maré. Um surfista que estava na praia conseguiu salvar o irmão, que foi levado ao Hospital de Imbituba. Sua mãe, seu padrasto e a irmã mais nova estavam na praia.

Uma Vakinha foi criada para auxiliar nos gastos da família – com hospedagem e alimentação – e reforçar as buscas. “Nos ajudem, pois pescadores ajudam nas buscas, mas teremos de pagar o combustível”, postou a professora Daniela Borba, que acompanha a família. O local, conhecido por ser perigoso, não conta com guarda-vidas nesta época do ano.

Davi é aluno da Escola Professora Francisca Borba e morador da Rua Santa Luzia, no bairro Itacolomi. A mãe de Davi, Keiti Monique Albuquerque (33 anos) acompanha as buscas. “Me deparei com tamanho descaso para com a família do Davi, que diante de uma tragédia dessa não tem acompanhamento psicológico nem assistencial por parte dos dois municípios”, acrescentou a professora.

O CBMSC externou pesar pela fatalidade e citou que as buscas seguem os procedimentos adotados em casos de afogamentos acidentais, diante de toda dinâmica que envolve situações dessa natureza.

PREFEITURA DE BALNEÁRIO PIÇARRAS PRESTA APOIO
A Prefeitura de Balneário Piçarras emitiu nota oficial na manhã desta quinta-feira, 12, citando que atua em apoio à família de Davi. “As secretarias de Assistência Social, Esporte e Lazer prestam apoio logístico e de orientação aos familiares”, cita a nota.

“Na data do ocorrido, o diretor de manutenção da Secretaria de Esporte e Lazer, Deivson Domingos de Oliveira, que também é professor de capoeira de Davi, prestou apoio logístico à família no local do afogamento. Naquele dia, ele atuou como motorista da equipe de voleibol da Semel, em Florianópolis. Depois de deixar os atletas em segurança em Balneário Piçarras, Deivson soube do ocorrido e obteve autorização dos superiores para ir ao local em veículo oficial, que conduziu membros da família até a Praia do Ouvidor. Ele permaneceu em Garopaba até a tarde de segunda-feira, 9”, afirma a Prefeitura.

“A Secretaria de Assistência Social mantém contato direto com a mãe da vítima desde domingo, 8, a fim de prestar orientações necessárias sobre os benefícios sociais que poderão ser concedidos quando a família retornar à Balneário Piçarras. A exemplo, as políticas federais e municipais de vulnerabilidade social e temporária, como o Auxílio por Morte – cuja possibilidade será verificada depois que o corpo for localizado – e o Cartão Piçarras Social”, complementa o comunicado.

Por fim, a Prefeitura detalha que “o 7º Batalhão dos Bombeiros Militares de Santa Catarina, atuante em Balneário Piçarras, recebe informações constantemente sobre as buscas realizadas pelo 8º BBM, de Tubarão, que atua ativamente junto ao CBMSC de Garopaba. O responsável pela intermediação do contato é o Cabo Bruno Zavareze Marques, Coordenador de Praia de Balneário Piçarras”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você