17.3 C
Piçarras
terça-feira 29 de abril de 2025


Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras tem novo comandante

Ouça a Matéria

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Balneário Piçarras está sob novo comando. Agora, o 1º Tenente Jean Abílio Silva assume a frente do quartel no município.

Atuando em sede recém-inaugurada, o comandante afirma que o foco a partir de agora é estruturar o quartel. “Este é o foco da minha gestão aqui, ou seja, ganhamos o local, mas agora precisamos dar uma estrutura em termos de mobiliário do quartel e, principalmente, de equipamentos de atendimento para a comunidade aqui”.

“Este é o foco da minha gestão aqui, ou seja, ganhamos o local, mas agora precisamos dar uma estrutura em termos de mobiliário do quartel e, principalmente, de equipamentos de atendimento para a comunidade aqui”

Hoje, o quartel do município conta com uma ambulância e um caminhão de combate a incêndio e busca e salvamento, além de outras viaturas administrativas: “Temos estas duas principais viaturas operacionais (ambulância e caminhão), caso uma delas seja baixada para manutenção, o município não fica desassistido, pois Penha e Barra Velha fazem a cobertura da cidade.

Tenente Jean fala sobre os projetos e metas durante o seu período no comando do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras. “A praia de Balneário Piçarras está bem guarnecida com postos de guarda-vidas, muito bem estruturados. Está sendo construído ainda o posto 9, na divisa com Barra Velha, o que dará mais um reforço para aquela área. Para continuar a manutenção e construção de novos postos, vamos buscar fortalecer as parcerias que o quartel já possui com as instituições públicas e iniciativa privada.

Para a temporada, o comandante explica que previamente ao início da temporada são ofertados cursos de formação e recertificação de guarda-vidas para aqueles que já realizaram em algum momento o treinamento. “As datas dos cursos de formação e recertificação as datas ainda não foram definidas, mas serão divulgadas em nossas redes sociais. Tais cursos são extremamente importantes para que tenhamos um efetivo de guarda-vidas sempre bem treinados e um quantitativo para cumprir toda nossa região”.

O 1º Tenente recorda-se que “ingressei em 2017 e me formei em 2019, na Academia de Florianópolis. De lá fui para Joaçaba, no comando do Pelotão”. Ainda durante sua trajetória no CBMSC, Jean enfatiza que passou também por Jaraguá do Sul como comandante, atuando no setor de segurança contra incêndios, e, no fim de 2020, foi para Florianópolis, em decorrência da sua formação em Psicologia. Afirma que sua experiência na área de Psicologia trará um olhar diferenciado ao efetivo, o ser humano que está por trás da farda, dos atendimentos que a população recebe”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você