25.6 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


ARTIGO | Cuidado com os seus julgamentos

Teenager sitting in center surrounded by hands pointing index fingers at her. Sad kid feeling judged flat vector illustration. Public opinion concept for banner, website design or landing web page
Ouça a Matéria

Uma criança estava dentro de um trem, quando falou:

“Papai. Olha as árvores. Estão indo para trás”.

O pai sorriu de maneira agradável para o filho. No entanto, um casal que estava sentado próximo, ouviu e observou o comportamento daquela criança. Falaram algo baixinho no ouvido um do outro.

De repente, a criança fala novamente:

“Papai, olha as nuvens. Elas estão correndo na mesma velocidade que está o trem”.

Aquele casal não resistiu e disse ao pai:

O senhor deveria levar seu filho imediatamente para um médico. Ele está olhando tudo o que está do lado de fora do trem, de maneira errada.

O pai emocionado, olhou respeitosamente para o casal e respondeu:

Eu e o meu filho, realizamos exatamente isso o que vocês falaram. Meu filho tinha muita dificuldade de enxergar e hoje estamos voltando do hospital. Conseguimos com a ajuda de toda a nossa família, unir esforços e arrecadar dinheiro para a cirurgia. Hoje é o primeiro dia que ele está enxergando. Meu filho começou a olhar o mundo a partir de hoje.

Cuidado com os seus julgamentos…
Inúmeras vezes, esquecemos que quando um ser humano aponta um dedo para alguém, pelo menos três dedos estão sendo apontados para ele mesmo. Quantas e quantas chegamos rápido a conclusões apressadas e esquecemos de analisar a totalidade de um fato.

Cuidado com decisões equivocadas…
Não fique julgando e comparando fatos sem nenhum tipo de comprovação. Esse comportamento na verdade se torna um vício e leva inúmeras pessoas a tomarem decisões equivocadas, prejudicando diretamente a própria pessoa e muitas outras que estão ao seu lado.

Cuidado com escolhas equivocadas…
Quem faz julgamentos precipitados, geralmente, faz escolhas equivocadas. Cuidado com julgamentos, pois quando estamos certos, ninguém se lembra, porém quando erramos, ninguém se esquece…

Dalmir Sant’Anna
Dalmir Sant’Anna
Dalmir Sant’Anna é Professor, Palestrante e Mágico. Especialista em comportamento humano.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você