17.1 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Bananicultores de Balneário Piçarras conquistam títulos na 29ª Festa da Banana

Agricultores venceram nas categorias Cacho Mais Pesado do Sub-Grupo Cavendish e Banana Grupo Prata

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras foi representada na premiação da 29ª Festa da Banana, em Luiz Alves, no último domingo, 16. Dois bananicultores piçarrenses, de São Brás e Rio Novo, conquistaram os primeiros lugares nas categorias “Banana Grupo Prata” e “Cacho Mais Pesado do Sub-Grupo Cavendish”.

“O sentimento é de alegria”

O cacho de banana nanicão do bananicultor, Adilson Ramos, de 39 anos, conquistou o título de Cacho Mais Pesado do Sub-Grupo Cavendish, com 75,4 kg. Ele, que é morador de Rio Novo, já venceu nas edições de 2016 a 2019. “O sentimento é de alegria, de ver que o trabalho e o cuidado deram um resultado positivo. Isso não preço”, ressalta Adilson.

O produtor rural Osni Onofre ficou em 1º lugar na categoria Banana Grupo Prata, enquanto seu genro Marcelo Feltrin ficou com o segundo lugar. Ambos saíram vitoriosos entre mais de 30 competidores. “Foi muito bom. É um reconhecimento do trabalho que a gente faz, estávamos lá com a família toda”, destaca Marcelo, de 40 anos. A família cuida da produção de banana em São Brás há 20 anos e já acumula títulos de edições anteriores da Festa da Banana. Em 2017, conquistou o segundo lugar, em 2018 o terceiro e em 2019 a quarta colocação. A festa premia os cinco cachos que mais se destacarem.

“É um reconhecimento do trabalho que a gente faz, estávamos lá com a família toda”

Os vencedores vão se reunir novamente em agosto em uma festa direcionada à bananicultura, quando receberão troféus e brindes. O prefeito da cidade, Tiago Baltt (MDB), acompanhou a premiação – que ocorreu em paralelo à 31ª Festa Nacional da Cachaça, que durante os dias 14 à 16 de julho registrou a presença de 50 mil pessoas.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você