15 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Presidente do TJSC assume o Estado até domingo, 29

Ouça a Matéria

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Henrique Blasi, assumiu nesta terça-feira, 24, o comando do Estado. Ele vai substituir interinamente o governador Jorginho Mello até o próximo domingo, 29. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu na Casa D’agronômica, residência oficial do governador.

“O governador Blasi é um homem capaz, inteligente e bem intencionado e vai fazer tudo que for preciso pra defender a população”

JORGINHO MELLO
FOTO, EDUARDO VALENTE / SECOM SC

Jorginho Mello vai passar os próximos dias em missão oficial no Panamá, buscando investimentos para o estado. O setor de turismo está na pauta, com uma das reuniões marcadas com a Copa Airlines para negociação com a companhia aérea para voos diretos da capital panamenha para Santa Catarina. Vale lembrar que o Panamá é uma conhecida rota de conexão para voos que saem do Brasil para os Estados Unidos. Também vão ser negociados com empresários locais outros tipos de investimentos, como no fundo imobiliário de Santa Catarina, bem como em logística de cargas. Para isso, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, também estará na comitiva.

“Também vou ver mais outros assuntos com relação aos canais extravasores, dragagem, enfim toda experiência que eles têm pra gente poder aprender um pouquinho com eles aqui pra Santa Catarina”, disse Jorginho Mello. Ele também afirmou que deixa o cargo em boas mãos: “O governador Blasi é um homem capaz, inteligente e bem intencionado e vai fazer tudo que for preciso pra defender a população. Enfim, saio muito tranquilo, o Governo do Estado está em boas mãos”.

Blasi antecipou que nesta quarta-feira, 25, dará o pontapé no repasse de recursos que foram feitos pela Alesc, pelo PJSC e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para obras de revitalização na Praça Tancredo Neves, na Capital. “Estaremos à disposição para adotar as medidas que forem necessárias. Vamos avançar na questão de um convênio entre o Executivo e o Judiciário no que diz respeito à questão da judicialização da saúde, ampliando essa rede. Traremos um modelo para Santa Catarina que já funciona bem em outros estados da federação”, anotou o desembargador.

Posse ocorreu nesta terça-feira, 24 – Foto, Eduardo Valente / Secom SC

João Henrique Blasi assume o Governo do Estado por ser o quarto na linha sucessória e pela ausência da vice-governadora Marilisa Boehm, que está em missão no Chile e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal, que acompanha o governador Jorginho Mello na viagem ao Panamá.

TRAJETÓRIA

O desembargador João Henrique Blasi é natural de Florianópolis. É bacharel em Administração de Empresas pela Esag/Udesc e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, assim como especialista em nível de mestrado em Direito Público também pela UFSC. Foi advogado militante, conselheiro seccional e federal da Ordem dos Advogados do Brasil, exerceu os cargos de secretário de Estado da Justiça e de secretário de Estado da Segurança Pública, bem como foi eleito deputado estadual para quatro mandatos. Em novembro de 2007 tomou posse no cargo de desembargador. Em 2019 foi eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em fevereiro de 2022 assumiu o comando da corte estadual.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você