A Associação dos Amigos e Moradores da Praia de Armação do Itapocoroy emitiu uma nota oficial após o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), anunciar a retomada das obras de criação do Parque Linear – no trecho Norte, entre a Praia do Quilombo à Praia de Armação (Rua Joaquim Sérgio Tavares). Parabenizando a gestão por ter atendidos às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a nota, no entanto, cita que a postagem do prefeito traz imagens do trecho Sul, que ainda está sendo objeto de discussão judicial para o avanço das obras.
“As imagens vinculadas no vídeo fazem referência a parte sul do Parque Linear – da Praia da Armação, o que induz as pessoas ao erro, fazendo acreditar que todo o Parque Linear está liberado. Cabe então esclarecer que a liberação de que se refere o Prefeito diz respeito à Cessão de Uso Gratuito de Terras da União (terra de marinha) para implantação do Parque Linear de Penha – Trecho Norte”, cita a nota, assinada pela presidente da Associação, Cynara Maria Reinert.
LEIA:
Prefeitura de Penha obtém autorização para reiniciar obras do Parque Linear
O trecho Sul compreende a beira-mar entre as Ruas Joaquim Sérgio Tavares e Itajaí, na Praia do Manguinho. “Quanto à Armação – Trecho Sul, o processo está em fase de atendimento de pendências e exigências pela Prefeitura junto ao SPU para a liberação e cessão de uso do trecho sul”, acrescentou Cynara. Por determinação judicial no processo, foi realizado levantamento topográfico para definição do local de implantação dos marcos para o Parque Linear, ou seja, a delimitação da área onde o Parque será construído. O juiz federal responsável abriu prazo para manifestação da Prefeitura e autores da ação.
Ainda não há previsão para execução do projeto para o trecho Sul. Pelo projeto da Prefeitura, licenciando ambientalmente pelo Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP), serão 3,5 metros de calçadão, 1,5 metro de área verde e outros 3 metros de uma ciclofaixa. Passarelas de acesso à praia também serão construídas.
A presidente, no entanto, afirma que há outra ideia possível de ser executada. “Paralelamente, foi apresentado pela empresa Alellys – família Murad/Beto Carrero, com informações iniciais acerca da contratação do escritório de arquitetura e urbanismo especializado na execução de projetos de planejamento urbano e espaços de recreação comunitária, para o projeto arquitetônico do Parque Linear – Trecho Sul, que será bancado pela empresa. Na petição, a Alellys se compromete ainda a buscar recursos para a execução da obra com entidades públicas e privadas, como por exemplo com parcerias junto ao Governo do Estado como ocorreu recentemente nas cidades de Itapema e Florianópolis”, garante Cynara.
Ela vê que “a parceria do Poder Público e a iniciativa privada” pode resultar à “Penha um Parque Linear que valorize a cidade na sua característica de litoral, com o mar e pôr do sol como elemento natural digno de apreciação e valorização para a sua população e como atrativo turístico”.