20.3 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


Câmara de Barra Velha cobra o retorno do Pelotão ao grau de Companhia

O requerimento ainda solicita que o comando da Unidade de Barra Velha esteja subordinado ao Batalhão de Navegantes - e não de São Francisco do Sul

Ouça a Matéria

A Câmara de Vereadores de Barra Velha aprovou requerimento em que solicita à alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina o retorno ao grau de Companhia do Pelotão local da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Além disso, eles solicitação que o município passe a pertencer à região de Navegantes – que atualmente já presta apoio em operações especiais.

LEIA: População de Barra Velha é a sétima que mais cresceu no Brasil, aponta o IBGE

“Já que é para sonhar, vamos sonhar alto, além de voltar a ser Companhia, que eu acho que é obrigação do Governo Estadual fazer isso, vamos para o Batalhão de Navegantes”, comentou o presidente da Câmara, Daniel Pontes (PSD). O exponencial crescimento populacional da última década, confirmado pelo recente Censo do IBGE, é a principal alegação do pedido assinado por todos os parlamentares.

Requerimento será enviado ao coronel da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa

Em 2022, por conta do número de efetivo policial, a PMSC rebaixou a então Companhia para Pelotão. Um retorno ao grau de Companhia também resultaria em um número maior de policiais e viaturas.  “Necessários ao enfrentamento aos crescentes índices de criminalidade, como reflexo inevitável do expressivo crescimento populacional registrado pelo município no decurso da última década”, expressa o requerimento.

Segundo o vereador Claudionir Arbigaus (Progressistas), “essa é uma luta de todos nós vereadores e foi um tapa na cara sermos rebaixados a Pelotão, nossa cidade cresceu e o número de efetivos diminuiu, então precisamos de um efetivo maior, não é por luxo é por necessidade”. Marcelo Nogaroli (MDB) lembrou que em 2019 foi feito o mesmo pedido, quando o governador determinou o retorno à Companhia: “Não é por luxo, é por necessidade”.

Já Caio Pinheiro (PL) deu a sugestão de convidar os vereadores, cada um com seu deputado, para intensificar o pedido, e marcar com o governador uma audiência para pedir que volte a ser Companhia e por mais policiamento.

O requerimento ainda solicita que o comando da Unidade de Barra Velha esteja subordinado ao Batalhão de Navegantes – e não de São Francisco do Sul – visando uma maior funcionalidade nas ações coordenadas envolvendo os efetivos de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha.

Segundo o Tenente Diogo Lima, essas situações já estão previstas dentro da PMSC. “Agora, com a nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar, que será assinada em definitivo esse ano, ela vai se tornar novamente uma Companhia e vai pertencer à terceira região, que é o 25º Batalhão de Navegantes – e não mais a São Francisco do Sul. É muito mais lógico, geograficamente, pertencer à Navegantes. Até porque, o apoio que precisa já vem de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes”, adiantou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você