21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Napoleão Bernardes (PSD) celebra aprovação do Universidade Gratuita: “sonhos em realidade”

Coordenador do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias, o deputado é um dos principais defensores da iniciativa

Ouça a Matéria

O deputado estadual e coordenador do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias Napoleão Bernardes (PSD), comentou o resultado positivo na Assembleia Legislativa (Alesc) da votação do projeto de lei que institui o Programa Universidade Gratuita no estado de Santa Catarina: “revolucionará a educação”.

VEJA COMO O PROGRAMA VAI FUNCIONAR

Bernardes comemorou a aprovação da proposta e a iminente concessão do benefício a milhares de estudantes. “Esse é um projeto que revolucionará a educação superior catarinense, oportunizando a transformação de sonhos em realidade para aqueles que mais precisam de apoio do setor público”, celebra.


A meta é ofertar 35 mil vagas gratuitas já no segundo semestre deste ano e cerca de 90 mil vagas, de forma escalonada, até 2026. O deputado explica que gradativamente o investimento chegará a R$ 1,2 bilhão no quarto ano. Contudo, ele ressalta que não haverá prejuízo algum sobre os 25% que o Estado necessita aplicar no financiamento e desenvolvimento da educação. “Não será retirado do orçamento da Educação nada além dos 5% que já eram gastos com a concessão de bolsas para universitários, inclusive aprovamos um dispositivo que proíbe o Estado extrapolar esse percentual. A qualificação dos ensinos fundamental e médio continua sendo nossa prioridade absoluta”, garante.

De acordo com o parlamentar, os projetos foram submetidos a um amplo e responsável processo de debate com todos os atores envolvidos. Ele destaca que as diversas alterações que resultaram nos termos finais atendem às expectativas dos alunos das universidades comunitárias e privadas.

“Nós hoje inauguramos uma segunda revolução em termos de desenvolvimento, permitindo a muitos milhares de catarinenses a oportunidade de cursarem a graduação”

NAPOLEÃO BERNARDES (PSD)

“Nós hoje inauguramos uma segunda revolução em termos de desenvolvimento, permitindo a muitos milhares de catarinenses a oportunidade de cursarem a graduação. Esse foi um projeto pensado para todos os segmentos da educação: nos alunos das universidades comunitárias, por meio da gratuidade; nos alunos das universidades particulares, com a duplicação dos valores destinados às bolsas de estudo; e nos alunos da Udesc, com a salvaguarda dos seus recursos”, afirma Napoleão.

do como forma de ingresso de seus estudantes até 2027.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonathan tamanini Alcântara
Jonathan tamanini Alcântara
9 meses atrás

Grande Napoleão é isso amigão mostrando trabalho a população de Santa Catarina e com muita transparência 👊🚀

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você