23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Vereador cobra do Governo explicações para perda das três certificações do Bandeira Azul

Ouça a Matéria

O vereador de Penha, Eduardo Bueno (Cidadania), ingressou com pedido de informação parlamentar cobrando explicações do Governo Municipal sobre quais motivos levaram a cidade a perder a três certificações do Bandeira Azul para a temporada 2023/2024 – confirmada pelo júri internacional do programa na terça-feira, 26. O documento será discutido e votado pelos parlamentares na sessão ordinária de segunda-feira, 2.

LEIA TAMBÉM
Penha perde suas três certificações dentro do programa Bandeira Azul

 “Solicito ao Senhor Prefeito Municipal, o porquê de a cidade ter regredido e perdido as certificações de todas as praias? Houve falta da infraestrutura mínima exigida pelo júri internacional ou a Prefeitura não tem mais interesse em obter o referido selo? Cabe ressaltar que pelo fato de termos no turismo nossa vocação e a maior mola propulsora da economia, possuir está certificação é imprescindível”, explica Bueno.

“Cabe ressaltar que pelo fato de termos no turismo nossa vocação e a maior mola propulsora da economia, possuir está certificação é imprescindível”,

EDUARDO BUENO

Para ele, “o programa Bandeira Azul se dá pelo reconhecimento da qualidade socioambiental de praias e equipamentos náuticos. Penha era a cidade do Brasil com o maior número de praias com o selo internacional Bandeira Azul, onde possuía três praias certificadas e outras três na fase piloto”. Penha havia sido pré-aprovada pelo júri nacional para hastear as bandeiras nas praias Grande, Saudade e Bacia da Vovó.

“Contudo, fomos pegos de surpresa nos últimos dias ao saber pela imprensa que nosso município estará fora na próxima temporada, ou seja, não conseguiu a renovação deste importante selo”, lamentou Bueno. Ao Jornal do Comércio, o Bandeira Azul Brasil afirmou que “o motivo das praias mencionadas não serem aprovadas nesta temporada foi a falta de documentação. Para hastear a Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser cumpridos e comprovados. Neste ano, faltaram documentos que comprovem o compromisso com os critérios Bandeira Azul das três praias mencionadas”.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Penha foi procurada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você