25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


CONTRAPONDO.

Ouça a Matéria

Com debate esvaziado, Câmara de Penha aprova aumento de vagas para vereadores a partir de 2025

Os vereadores de Penha optaram por não debater o Projeto de Decreto Legislativo 3/2023, que aumentou o número de vagas na Câmara, e aprovaram a matéria com apenas um voto contrário, do vereador Maurício Brockveld (MDB). Hoje são 11 cadeiras no parlamento penhense e, a partir de 2025, serão 13. A justificativa para o aumento está na Constituição Federal, que autoriza 13 cadeiras de vereador para municípios que tenham entre 30 mil e 50 mil habitantes. Conforme o Censo do IBGE, de 2022, Penha passou a ter pouco mais de 33 mil moradores.

Tabuleiro político de Penha começa a se formar

O secretário de Governo da prefeitura de Penha, Júnior Mafra, foi indicado pelo MDB como pré-candidato a prefeito na eleição municipal de 2024. Júnior tem a preferência do prefeito Aquiles da Costa (MDB), porém, há dois outros nomes na disputa do mandabrasa: a vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino (brigada com o prefeito) e o empresário Júlio Duarte da Silva. Júlio disputou a eleição para prefeito em 2016, pelo DEM, após sair do MDB. Ele retornou ao ninho do mandabrasa em agosto desse ano.

PL amplia filiações em Penha

O pré-candidato a prefeito pelo PL de Penha, Luizinho Américo, e o assessor especial da Casa Civil do governo estadual, Lucas Dias, filiaram essa semana os empresários João Carlos Kim e André Albanski. Luizinho afirmou que o partido busca nomes fortes para compor uma chapa de vereadores. Ele esteve essa semana com lideranças estaduais do PL, na capital, e disse que o PL vai disputar a eleição para a prefeitura no próximo ano.

RAFFAEL DO PRADO
RAFFAEL DO PRADO
Formado em Jornalismo e pós-graduado em Produção Multimídia, especialista em Marketing Político e Digital. Foi assessor nas prefeituras de Penha e Balneário Piçarras, assessor na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), além de atuações como repórter e editor nos jornais Diarinho e Jornal de Santa Catarina, da antiga RBS, hoje NSC.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você