19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Ivo Rodrigues receberá moção por esforços em manter viva a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário

Ouça a Matéria

Os esforços de Ivo Carlos Rodrigues para manter viva a tradição cultural e religiosa da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Balneário Piçarras, lhe rendeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores Municipal. Ela foi aprovada na sessão do último dia 31, “em reconhecimento à sua dedicação e apoio à cultura local”, explicou o autor da proposição, o vereador e novo Rei da Festa, Domingos Ignácio (Progressistas).

LEIA TAMBÉM
Dona Ana e Seu Domingos: Rei e Rainha da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Balneário Piçarras

“Representa a fé do nosso povo de raça negra, representa nossas conquistas e as graças que muitos de nós já obtivemos. Faz parte da nossa história de batalhas e lutas

IVO RODRIGUES
FOTO, CLEITON REINERT / GIRO URBANO

“A festa de Nossa Senhora do Rosário é uma tradição local e pelo Brasil afora, mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças dos grupos que passam o dia a cantar e dançar em comunidade”, enaltece Domingos. A moção – subscrita ainda por Ademar de Oliveira (PSD), Maikon Rodrigues (PSDB) e Roberto Florindo (PSD) – foi aprovada por unanimidade.

Domingos frisou que Ivo atua na organização do evento há mais de 25 anos, desde que os festejos foram individualizados. Antes disso, as comunidades negras de Penha e Balneário Piçarras celebravam juntas. A Festa foi realizada no último domingo, 29, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, reunindo mais de cinco centenas de pessoas.

Aos 65 anos, o piçarrense nativo se mostrou surpreso com a homenagem. “Eu recebi essa informação com muita surpresa. Fiquei realmente muito surpreso porque há tantas outras pessoas para serem lembradas, por tantos outros feitos. Mas, fico muito agradecido […] Eu vivo essa Festa desde criança, bem menininho. Não sabia ao certo do que se tratava, mas foi ali que despertou a fé” declarou Ivo.

Ele assumiu a organização assim que a Festa deixou de ser organizada junto com Penha. “A festa de Balneário Piçarras decorre dos festejos de Penha. Depois que minha esposa e eu fomos o casal imperial em Penha, trouxemos o evento para cá – inicialmente para a igreja Matriz e depois para Santo Antônio. Isso já tem, no mínimo, 23 anos. Desde então, temos batalhado para manter viva essa tradição”, pontua.

A presença de crianças e jovens nos festejos é notável – conforme cobertura fotográfica de Cleiton Reinert, do site Giro Urbano. Para o mantedor da cultura, a semente foi plantada. “Eu acredito que sim. Vejo que a grande maioria das crianças e adolescentes negros da nossa cidade participam ativamente dos festejos, da cultura como um todo, não somente no dia da festa. Esse é outro grande objetivo, despertar essa essência religiosa e cultural em nossas crianças”, comemora.

LEIA:
Muillar e Pauline: “Nosso reinado representou para nós um resgate as origens”

Ivo reforça que a Festa de Nossa Senhora do Rosário “representa a fé do nosso povo de raça negra, representa nossas conquistas e as graças que muitos de nós já obtivemos. Faz parte da nossa história de batalhas e lutas […] Transmitimos também os nossos costumes, nossa música e nossa tradição. É uma forma de buscar uma inclusão plena da raça negra na sociedade”, finaliza.

Foto, Cleiton Reinert / Giro Urbano

BIOGRAFIA
Ivo Carlos Rodrigues, é natural de Balneário Piçarras, nascido em 14 de setembro de 1955. É casado com Tânia Fátima da Silva Rodrigues, há 43 anos, com quem tem dois filhos: Ivo Carlos Rodrigues Júnior e Ívia Fátima Rodrigues. Seus filhos lhe abençoaram com 4 netos.

MESTRE DO SABER
Este ano, Ivo concedeu   ntrevista á Ruth Cidade, para o programa Mestres dos Saberes, da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, que valoriza nomes da história piçarrense.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você