21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


65 anos de Luiz Alves – Conheça a história da Terra da Cachaça

Ouça a Matéria

No coração do Vale do Itajaí, entre mata verde e cachoeiras, a cidade de Luiz Alves faz morada. Recanto de quem procura paz e natureza, o município completa em 18 de julho, 65 anos de emancipação política, mas a história da Terra da Cachaça começou muito antes, quando em 1877 chegaram os primeiros imigrantes na chamada “Colônia de Luiz Alves”, que na época pertencia à cidade de Itajaí.

Luiz Alves foi colonizada por imigrantes italianos, alemães, luxemburgueses, açorianos, austríacos, belgas, poloneses e franceses. Após vários anos de luta desses povos, Luiz Alves se desenvolveu e em 10 de janeiro de 1903 passou a ser Distrito do município de Itajaí. Em 1958, através da Lei Nº 348/58 é elevado à categoria de município. A emancipação política completa ocorre no dia 18 de julho de 1958, sendo eleito como primeiro prefeito de Luiz Alves o senhor Guilherme Schwanke.


O município manteve sua economia baseada na agricultura até que nas décadas de 60 e 70 o governo priorizou interesses de outros municípios, arrochando a cidade economicamente. Então, diversos luizalvenses foram para cidades maiores, atraídos pelo bom salário e prosperidade econômica. Pelas décadas de 1970 e 1980 surgiu o plantio da banana, que fez com que diminuísse o êxodo rural e o município desenvolveu-se bastante economicamente.

Na década de 90 as indústrias se fortaleceram na região e alavancaram a economia do Município, que hoje é referência no segmento têxtil e diversos outros setores. Atualmente, Luiz Alves recebe trabalhadores de vários estados do Brasil que procuram a cidade em busca de emprego e qualidade de vida, mostrando a evolução econômica do Município.

Muitas são as histórias que tornaram Luiz Alves o que ela é hoje. São as lutas individuais de cada cidadão que fizeram ela crescer e se tornar exemplo para outros Municípios. Com baixo índice de criminalidade, geração contínua de emprego, educação de qualidade (com maior nota do Ideb na região da AMFRI), a cidade vem se desenvolvendo e investido continuamente na sua expansão e melhora da infraestrutura. Um paraíso de tranquilidade norteado pelo senso de comunidade de seus mais de 11 mil habitantes.

Destilado de tradição

Falar da história do Município é falar da cachaça que projetou Luiz Alves internacionalmente devido a qualidade do destilado e produção artesanal. Ao longo dos anos a cidade e os moradores colecionam memórias e conquistas e o setor da cachaça é um deles que merece destaque.

A produção da bebida na cidade registra mais de 100 anos, quando em meados de 1916, começou-se a produzir a famosa aguardente. Na época a grande produção era focada no melado e no açúcar-mascavo e a bebida se fazia com o excedente destas produções. Aos poucos os alambiques foram crescendo, ganhando espaço e conquistando outras famílias que também iniciaram sua produção própria.Houve épocas em que Luiz Alves contou com mais de 100 alambiques e hoje em dia são 11 estabelecimentos que produzem com excelência a tão famosa cachaça.

Em 2018, o Governo Municipal em parceria com o Sebrae, formalizou a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves e lançou a Rota da Cachaça, fomentando o turismo para a cidade e valorizando o destilado, o que vem atraindo turistas do Brasil e do mundo. A Rota da Cachaça, composta por dez alambiques espalhados por diversos bairros do Município, leva os turistas a conhecerem lindas paisagens rurais e também a acompanharem de perto a produção da bebida.

Mas toda essa fama não é brincadeira, não! Luiz Alves é reconhecida, através da Lei Estadual nº 17.535/2018, como a Capital Catarinense da Cachaça – Terra da Cachaça, o que atrai ainda mais visitantes durante a tradicional Festa Nacional da Cachaça – FENACA, realizada sempre no mês de julho, no aniversário da cidade.

A qualidade das cachaças luizalvenses é seu ponto forte. Atestada pelos consumidores, assim como pelos degustadores conceituados de todo o mundo, a bebida de Luiz Alves já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos de fabricação, que ainda é artesanal.

A Terra da Cachaça está em festa e celebrar seus 65 anos é celebrar uma história de desenvolvimento lutas e conquistas. Um brinde à Luiz Alves!

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você