23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Bananas Winter: 25 anos produzindo mais do que sabor

Ouça a Matéria

Em 1998, quando Lindomar Winter carregava seu caminhão de bananas, uma nova rota era traçada em sua vida empresarial: a do sucesso. Passados 25 anos, celebrados no mês de junho, a Bananas Winter ruma da pujante Luiz Alves para todos “os cantos do estado catarinense”, conta orgulhoso. Para Lindomar, o doce sabor do fruto produzido com a dedicação das mãos da agricultura familiar são a receita da vitória.

LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou: agora, é hora de celebrar

“A gente buscou alternativas para crescer no mercado. Apostamos na qualidade. Começamos com as caixas plásticas, um diferencial enorme para época. Há 25 anos, isso era um diferencial muito grande no mercado. Associado a isso, temos um trabalho como agricultura familiar que produz uma qualidade excelente – com orgulho máximo por cada caixa de banana produzida. Então, a gente conseguiu um mercado facilmente devido a qualidade do nosso produto”, detalha.

“Com apenas um caminhão, fazíamos nossas entregas no Litoral de Santa Catarina, sempre com muita força de vontade e garra, colocando em primeiro lugar a qualidade de nossos produtos”

LINDOMAR WINTER

A empresa do ramo de climatização de bananas nasceu no bairro de Alto Canoas, em Luiz Aves. E, para o mapa do Sul está levando seu sabor. “Com apenas um caminhão, fazíamos nossas entregas no Litoral de Santa Catarina, sempre com muita força de vontade e garra, colocando em primeiro lugar a qualidade de nossos produtos. Sendo assim, fomos muito bem recebidos em todos os mercados. Hoje, estamos em todo estado e em uma fatia do Rio Grande do Sul”, pontua o empresário. Passados 25 anos, 22 caminhões formam a frota Winter.

Em 2021, uma grande conquista: a Bananas Winter inaugurou sua filial na cidade de Xaxim. Para lá, parte da produção dos 70 mil pés plantados ao longo de 50 hectares é levada – pulverizando o Oeste com a Banana de Luiz Alves. “Melhorou nossa logística e ampliou ainda mais os horizontes da nossa empresa, formada por 70 funcionários e por mais 40 produtores locais que são nossos parceiros. Nosso produto é familiar. Esse é o principal conceito da Banana Winter. Somos uma família de produtores e que trabalha com família de produtores, a legitima agricultura familiar. Todos que trabalham conosco, são pessoas muito próximas a nós”, destaca Lindomar.

Empresa realizou evento especial para celebrar os 25 anos

Hoje, em 2023, a Bananas Winter está presente em mais de cem estabelecimentos comerciais. “Eu nunca imaginei colocar a Bananas Winter no grau atual. Realmente, a gente tinha uma ambição de crescer, mas não imaginava que podia chegar aonde estamos. Graças a Deus, fomos abençoados pelo suor do nosso trabalho”, contabiliza o bananicultor – já projetando novos mercados: “devo lhe aumentar um pouco nosso mercado no Rio Grande do Sul. Mas, vou fortalecer a marca com outras mercadorias, levando também aos supermercados a manga e o abacaxi. Está se encaminhando para isso”.

O foco do empresário é justamente manter sua consolidação no cenário nacional, fortalecendo sua nativa localidade luizalvense. “A bananicultura é tudo para minha vida. A gente trabalha em cima dela, é a nossa maior fonte de renda e também do nosso município. Para falar a verdade, a banana hoje é o carro-chefe dentro do município. Se a bananicultura estiver ruim o município está indo mal. Então, nossos esforços serão sempre para que a bananicultura de Luiz Alves se mantenha bem e todos possamos crescer juntos”, frisa Lindomar.


Mas, nem sempre os bons ventos sopram. Mas, nada que não fomente a habitual energia luizalvense. “O maior desafio foi superar essas tragédias naturais. Nossa região perdeu 30% de toda sua produção. Então, tivemos que recuperar nossos bananais e buscar mercadoria em outros estados para suprir a demanda do mercado. E isso foi uma coisa que aconteceu de repente. Mas, conseguimos superar. Obstáculo, hoje maior é a natureza. Mas, com muita garra, força de vontade e união, sempre nos recuperamos”, encerra.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você