21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Setor têxtil: de Luiz Alves para o Brasil

Woman tailor working at the sewing factory
Ouça a Matéria

O setor têxtil de Luiz Alves é outra vertente muito importante para a economia e turismo de compras. Com diversas empresas do setor de vestuário, a moda criada em território luizalvense está nos quatro cantos do Brasil, enaltecendo ainda a alta tecnologia e qualidade empregada pelos empresários do setor – que segue em forte crescente.

LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou: agora, é hora de celebrar

“Acreditamos que a geração de renda e emprego seja o principal motivo desse crescimento, juntamente com o fato de o vestuário ser item essencial na vida das pessoas”, analisa a Diretora de Recursos Humanos da Marco Têxtil, Gehisa Amabille Rech. O setor observa com orgulho as etiquetas de Luiz Alves estampadas por todas as regiões da nação.

Woman tailor working at the sewing factory

“Acreditamos que a geração de renda e emprego seja o principal motivo desse crescimento, juntamente com o fato de o vestuário ser item essencial na vida das pessoas”

 “Sim, com exemplo da Marco Têxtil, estamos hoje com representação em todos os estados do Brasil. Vemos isso com muito orgulho, tanto pessoal quanto para a comunidade luisalvense, colocando Luiz Alves no mapa da produção e entrega de qualidade em vestuário”, acrescenta Gehisa.

O prefeito da cidade, Marcos Pedro Veber (PSDB), destaca o Turismo da cidade, que também registra crescente nos últimos anos. Ele inclui ainda, Luiz Alves como uma rota de compras. “O turismo é um gerador de renda. Ele contribui para a economia da cidade e os moradores acabam colhendo os frutos. Temos tanto para mostrar em Luiz Alves, somos abençoados com a natureza, temos nosso atrativo principal que é a cachaça e agora, nos destacamos no setor têxtil e com o turismo de compras”, analisa.

As grandes fábricas da cidade compreenderam essa mudança e têm adequado seu espaço para receberem a maior procura de clientes de todas as regiões. “Para nós, sempre foi importante atrair novos consumidores para nossas lojas de fábrica. A inclusão do turismo de compras na rota do turismo do município fomentou isso. Importante o setor sempre estar alinhado com as propostas da Prefeitura, trazendo estratégias de marketing para atrair consumidores, assim como turismo para o município”, complementa a Diretora de Recursos Humanos.

Na visão dos empresários da área, o setor têxtil é hoje um dos principais geradores de renda e emprego em Luiz Alves e só tende a crescer. “O contínuo incentivo público municipal ao setor, prevenir a manutenção das empresas dentro do município, possibilitar abertura de novas, atrair novos moradores, bem como dar condições e estruturas de moradia para que essas pessoas continuem no município, aproximando assim a mão de obra ao setor, é importante para o futuro e crescimento da indústria têxtil na cidade”, finaliza Gehisa.

O Produto Interno Bruto de Luiz Alves, o PIB 2020, da cidade é de cerca de R$ 593 milhões de reais, sendo que 32,7% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da indústria (30,4%), da agropecuária (12,7%) e da administração pública (12,7%).

TURISMO ESTIMULADO

O município tem fomentado sua divulgação, criando atrativos, roteiros e equipamento turísticos – como o Mirante das Águas. Na visão do Governo Municipal, o turismo é a economia do futuro. “Queremos que todos saibam como nossa cidade é, que queiram conhecê-la e depois voltem. Investir em turismo é pensar no futuro. Temos nos preparado tanto no que diz respeito à estrutura e atrativos do Município, quanto em relação aos nossos empresários e produtores, oferecendo até treinamentos em parceria com o Sebrae. Nosso governo iniciou essa caminhada e sei que nos tornaremos referência na região”, finaliza Marcos Pedro.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você