Para celebrar ainda mais os 65 anos de emancipação, Luiz Alves lapidou uma especial programação para a 31ª Festa Nacional da Cachaça, 29ª Festa da Banana e 32º Rodeio Crioulo do CTG Laço Luizalvese – que acontecem de 14 a 16 de julho. Aliás, o clima de festa retorna ao município após uma pausa de três anos, motivo extra para aumentar as expectativas em celebrar a tradição local.
ABRE ASPAS: “Somos uma cidade pequena com grandes sonhos”
“É um orgulho poder retornar com a realização da Festa Nacional da Cachaça, Festa da Banana e o Rodeio, afinal, são momentos tradicionais que já fazem parte do nosso calendário de eventos desde 1984. Manter essa tradição e cultura vivas são um dos nossos principais objetivos”, enfatiza a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Luiz Alves, Priscilla Erbs de Freitas. A Festa foi criada justamente para recuperar a economia e o orgulho local.
LEIA AINDA: Cachaça de Luiz Alves: lugar de destaque na Festa
Para esta edição, a organização espera superar os 40 mil visitantes da edição de 2019. “A expectativa para 2023 é ainda maior já que se passaram três anos sem a realização da festa”, reforça a secretária. Durante o evento, Luiz Alves vai receber diversas bandas locais, apresentações culturais, provas típicas e o tão aguardado show nacional de Israel & Rodolffo, que acontece às 20h, de domingo, 16.
O ponto alto e mais tradicional da festa é a cachaça, com as exposições dos alambiques luizalvenses. “Cachaças de qualidade e renomadas com prêmios na Expocachaça, maior evento de cachaça do Brasil, e no Mundial de Bruxellas, maior evento de destilados do mundo, onde nossos alambiques são premiados, são a principal procura dos visitantes e também dos moradores luizalvenses. Certamente o visitante estará degustando a verdadeira bebida típica brasileira: a Cachaça”, enaltece Priscilla.
“Cachaças de qualidade e renomadas com prêmios na Expocachaça, maior evento de cachaça do Brasil, e no Mundial de Bruxellas, maior evento de destilados do mundo, onde nossos alambiques são premiados, são a principal procura dos visitantes e também dos moradores luizalvenses”
PRISCILLA ERBS DE FREITAS
Além da cachaça, a banana também é muito valorizada e prestigia o trabalho e empenho das centenas de agricultores luizalvenses. “Provas típicas como o papa banana, carrega barril e serrador de tora, também vão proporcionar momentos de total integração com os visitantes, assim como as apresentações culturais, que mostram, por meio da dança, a nossa cultura”, detalha a gestora da pasta.
A secretária acrescenta que o grande objetivo da Festa é o de “promover e celebrar a cultura da cachaça, contando a sua história, tradição, produção, oferecendo aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre a bebida típica brasileira, sendo um símbolo da cultura e do patrimônio do país. Valorizar também a Banana, por meio da Festa da Banana, pois somos o maior exportador da fruta para o Mercosul, produzimos cerca de 171 mil toneladas”.
LEIA TAMBÉM: Bananicultura: a força agrícola de Luiz Alves
Nesta edição, o foco é receber a comunidade e os visitantes com muito acolhimento. “Além disso, a valorização da cultura como um todo do Município é celebrada, buscando formas de integrar todas as vertentes e proporcionar ao cidadão luizalvense um momento de festa, alegria e descontração pelo aniversário de 65 anos da cidade, acolhendo e recepcionando também todos os visitantes da região que buscam Luiz Alves pela sua fama”, garante a secretária.
A Festa é uma realização da Prefeitura de Luiz Alves, com a correalização do Sebrae e o apoio da ABLA e APCALA.
ESCOLHA DA RAINHA 2024
O concurso que elege a realeza para a Fenaca e Festa da Banana de 2024 acontece no domingo, dia 16 de julho, às 13h30. Um corpo de jurados competente avaliará as candidatas “e neste ano, temos algumas novidades para o momento do concurso. Haverá uma apresentação linda das candidatas. A proposta é ir muito além de um desfile, queremos simbolizar e fomentar ainda mais nossa cultura e tradições”, encerra Priscilla.
SALA SENSORIAL E DE AMAMENTAÇÃO
A organização criou uma Sala Sensorial voltada a atender, em caso de necessidade, pessoas com transtorno de espectro autista que estejam visitando a festa. Ela ficará um pouco mais afastada dos festejos, com puffs, objetos e ambiente devidamente preparados para garantir tranquilidade às famílias que a utilizarem. Outra novidade é a Sala de Amamentação: um espaço calmo, com micro-ondas e trocador de fraldas. As salas serão devidamente identificadas e quem quiser utilizá-las pode solicitar auxílio dos organizadores da Fenaca durante o evento.
[…] LEIA: A Fenaca voltou: agora, é hora de celebrar […]
[…] LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou, é hora de celebrar! […]
[…] LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou: agora, é hora de celebrar […]
[…] LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou: agora, é hora de celebrar […]
[…] LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou, é hora de comemorar! […]
[…] LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou. É hora de celebrar! […]
[…] LEIA TAMBÉM: A Fenaca voltou. É hora de celebrar! […]