16.1 C
Piçarras
quarta-feira 15 de maio de 2024


Governo Municipal de Luiz Alves promove debate sobre o maruim

Ouça a Matéria

Luiz Alves realizou na tarde de terça-feira, 16, debate voltado à problemática local envolvendo o mosquito maruim. O Governo Municipal reuniu membros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Secretaria de Estado da Saúde, EPAGRI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves (Sitrula) e Associação dos Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) na busca por uma solução ao problema.

LEIA
Luiz Alves busca pesquisadores para desenvolver produto biológico contra o maruim

“Seguimos buscando por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e todo Governo Municipal, uma solução responsável, mas que seja eficiente na sua ação. É hora de agir com consciência e, principalmente, muito conhecimento, para que possamos trazer de volta a qualidade de vida que toda população merece. Essa pauta vem sendo um dos nossos principais objetivos de gestão”, comentou o prefeito, Marcos Pedro Veber (PSDB).

Os membros debateram sobre diversas frentes de trabalho visando a construção de soluções e alternativas para minimizar o incômodo que o maruim vem causando em toda população luizalvense. O cidadão de luizalvense convive com o inseto há mais de 20 anos, porém, em 2023 e 2024 a situação se agravou e tomou maiores proporções.

Segundo o prefeito, “o que antes era sentido somente em áreas rurais, passou também a atingir moradores e comerciantes das áreas centrais do Município. O inverno mais ameno e a alta concentração de chuva podem ter colaborado com a alta proliferação do inseto, que precisa de qualquer tipo de matéria orgânica com PH adequado para colocar os ovos”.

Vale lembrar que não existe uma solução pronta e os produtos utilizados para este controle do maruim devem ser biológicos, afinal, pode-se afetar todo um ecossistema e causar um desequilíbrio ainda maior utilizando qualquer tipo de veneno ou inseticida.

LEIA
Situação de infestação de maruim em Luiz Alves é levada à Assembleia Legislativa de SC

Diante do decreto de Situação de Emergência devido à situação endêmica por conta da infestação de maruim, o prefeito de Luiz Alves também já afirmou que o município vem buscando pesquisadores especializados para firmar parcerias e desenvolver alguma metodologia voltada a minimizar a situação. O decreto publicado no dia 27 de março e tem validade de um ano.

“Estamos buscando pesquisadores especializados para firmar parcerias e desenvolver alguma metodologia que auxilie a devolver a convivência, o bem-estar e a qualidade de vida da população luizalvense, que atualmente está fortemente afetada, pois as pessoas diminuíram muito suas atividades ao ar livre, além das crianças em nossas escolas, que estão ficando cada vez mais apenas em sala de aula, sem poder aproveitar o espaço externo das unidades escolares”, detalhou o gestor.

Marcos Pedro reforçou que o município atua com a intensão de produzir um produto biológico, em especial para que não cause desiquilíbrios na cadeia natural. “Não existe um produto pronto, seja químico ou biológico. Nós vamos optar prioritariamente por desenvolver um produto biológico para aplicação nos locais estratégicos, afinal, um produto químico pode comprometer outras espécies da cadeia animal, podendo causar outros desequilíbrios. Ainda estamos estudando as possibilidades, mas a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já está atuando nessas contratações”, encerrou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você